Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de maio de 2020

A baia de Halong no Vietnã

          Eu já visitei alguns lugares de tirar o fôlego pelo mundo, mas Halong Bay é com certeza um dos mais lindos, mas o que é e onde fica Halong Bay? Halong Bay é um arquipélago de mais de 1500 ilhas na parte Nordeste do Vietnã, não fica muito perto de Hanoi mais ou menos umas 3hs sem trânsito. Halong Bay serviu de cenário para o filme Kong: A Ilha da caveira, e eu só fui perceber isso há uns dias atrás quando assistia ao filme. Acho uma sensação muito gostosa quando estou vendo um filme e dai...surpresa! Você vê uma cena do filme que foi gravada em um lugar onde você já esteve :) 


          Vamos começar com a minha chegada em Hanoi :) para entrar no Vietnã você vai precisar de um visto que custa cerca de $30,00 e também de uma foto 5x7, não existe necessidade de tirar o visto antes, você pode obtê-lo na chegada ao país, no aeroporto.
          Meu voo de Siem Reap pra Hanoi atrasou quase 2hs e cheguei em Hanoi já era umas 22hs. A intenção era pegar um ônibus para o hostel, mas no Vietnã quase ninguém fala Inglês, portanto tive dificuldade de comunicação. Achei uma pessoa que me aconselhou ir de ônibus até um determinado ponto e depois pegar um Uber e foi isso que eu fiz, não via a hora de deitar. Quando cheguei no Hostel já fui direto para o quarto, ao chegar lá por ser um pouco tarde a luz já estava apagada, mas entrou um facho de luz e foi ai que pude ver que as camas eram grudadas umas nas outras e eu dormi com a roupa que cheguei do lado de um cara que estava de cueca e só o que nos separava era uma madeirite que ficava da cabeça ao tronco OMG meio constrangedor isso! Mas hostel as vezes tem dessas, além do mais na manhã seguinte eu já iria para Halong Bay :D
          Bem eu havia comprado um mini cruzeiro para Halong Bay ainda no Brasil na época eu paguei coisa de $160,00 para ficar 2 dias e 1 noite, incluindo todas as refeições à bordo e também transporte em ônibus da empresa de Hanoi para o porto rumo à província de Quang Ninh. Acho importante falar que ao comprar um mini cruzeiro com antecedência você recebe um email com uma carta em anexo para apresentar para a imigração na chegada e isso dá mais credibilidade as autoridades de imigração quanto ao seu ingresso e permanência no pais. Dá também pra você comprar seu mini cruzeiro em Hanoi e você paga bem menos, lembro de ter visto cruzeiros pela bagatela de $100,00.
          Voltando para o hostel eu acordei super cedo no dia seguinte, tomei café e logo já fui para o lobby do hostel esperar o ônibus que me transportaria para "Halong City" onde todos os barcos saem e fazem praticamente o mesmo roteiro. Ah! esqueci de falar, mas eu havia recebido um email dizendo que tinha ganhado um upgrade para um barco melhor, coisa chique 5 estrelas, fiquei super feliz óbvio!


        O ônibus estava transportando além de mim, uma americana de Miami e um Russo. Ao chegar no escritório da empresa nós soubemos que éramos os únicos estrangeiros do barco lol o restante eram agentes de viagens vietnamitas, pois em Junho digamos que é a baixa temporada no Sudeste Asiático, por causa das monções que são as chuvas torrenciais.
            Chegamos no barco e já tivemos um delicioso almoço com comida típica vietnamita enquanto o pessoal acabava de limpar as cabines e quando entrei na minha OMG que luxo!!!Muito linda a cabine, uma cama gostosa, um banheiro com hidromassagem (que não usei, pois a pessoa aqui tem nojinho)


             Nós navegamos um pouco até realmente chegar na baía de Ha long e quando chegamos foi um show de belezas naturais que eu nunca vou esquecer na vida. Tínhamos toda uma programação para aquela tarde, noite e dia seguinte. Primeiro navegaríamos de barco pela baia para visitar uma vila de casas flutuantes, depois visitaríamos uma fazenda de ostras voltando pro barco no final da tarde. Achei os passeios com o tempo bom, não se tornou cansativo. 


            À noite adivinha só? Nós teríamos um jantar com churrasco, mas não era aquele churrasco frajuto que tive em Koh Rong, era um churrasco de verdade!!!!Estava tudo uma delícia, na mesa onde eu estava tinha eu + Americana + Russo + Casal de Suíços que apareceram do nada, na verdade não foi tão assim do nada, eles optaram pelo cruzeiro de 3 dias e 2 noites e por isso os encontramos :)
            Gente a sensação de estar jantando uma comida maravilhosa no meio de Halong Bay é única! Sério!!!! Não dava pra ver muita coisa, pois já era noite, mas conseguia ver os rochedos parcialmente, uma energia tão boa!!! Ali perto da gente tinha vários outros barcos, se você quiser também pode optar pelo passeio de um dia, mas acho que o mínimo é esse passeio que eu fiz, não teria aproveitado muito se tivesse comprado o passeio de um dia.


           Depois do jantar ainda rolou um karaokê no bar, muito bom, mas os Vietnamitas dominaram o palco, teve uma hora que a música estava tão alta que eu simplesmente fui para a minha luxuosa suíte dormir. Mas a pessoa aqui não abre mão de cantarolar, então tá ai a minha contribuição:


               No outro dia acordei cedo e visitamos Sung Sot Cave uma caverna que fica entre as ilhas de Halong. A visita foi guiada, os guias explicam quando a caverna foi descoberta e você consegue tirar fotos belíssimas do topo da caverna! Existe uma praia que fica bem em frente a saída da caverna, mas o dia não estava tão bonito assim pra entrar naquela água! 

                 


              Voltamos para almoçar no barco e seguir a viagem de volta à Halong City. Tirei uma foto com os meus partners in crime :p Na volta pegamos um trânsito muito grande e demoramos praticamente a tarde inteira para chegarmos em Hanoi. E assim acabou um dos passeios mais lindos da minha Asiatrip : D
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário