Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Indenização por atrasos e cancelamentos de voos na Europa

Gente que coisa louca. fui dar uma olhada no meu último post e já faz mais ou menos 7 meses que não dou as caras pelo blog. Desculpem-me :/ este mix de vida de hoteleira e estudante não tem sido fácil, mas como estou próximo das minhas tão sonhadas férias fico animada pra escrever.

Bem o tema de hoje é desconhecido para a maioria de nós simples mochileiros. No ano passado na minha primeira passada pela Europa eu tive uns probleminhas de atraso de voo e não foi uma ou duas vezes não, a "bendita" da cia aérea (Air Europa) conseguiu a façanha de atrasar em todos os voos, inclusive os de conexão. Gente tem coisa pior do que atraso de voo? E na hora de voltar para o Brasil houve um atraso de aproximadamente 3 horas. Aquela cena no Aeroporto Internacional de Madrid-Barajas era deprimente. Olhar para todas aquelas pessoas, velhos, crianças, jovens jogados no chão sem perspectiva de que horas seria liberado o check in foi a coisa mais incomoda de toda a viagem. Também pelo fato deste episódio ter acontecido na volta pra casa tornou tudo mais cansativo e enfadonho. Eu estava voltando com aproximadamente 260 Euros, não queria gastar mais dinheiro, mas foi impossível não gastar. Tive que ir até aquelas máquinas que você deposita o dinheiro e pega um sanduíche, refrigerante, suco ou chocolate pra comer e a procura por comida naquelas máquinas foi tão grande, já que os restaurantes estavam fechados, que em cerca de 2 horas já não tinha mais nada para ser consumido. 

Alguns funcionários da empresa estavam circulando pelo saguão do aeroporto e da primeira vez que perguntamos o atraso seria de uma hora, depois de 2 e no final das contas o nosso voo que estava marcado para as 10 e pouquinho saiu a 1a.m. é mole ou quer mais? Neste tempo gravei um vídeo que é esse:



Bem quando entrei no avião estava tão cansada que foi o tempo de sentar, comer, ainda cheguei a conhecer a querida da Margo que assim como eu também mantém um relacionamento a distância e logo em seguida cai no sono e quando acordei já estava na Bahia lol  foi a viagem mais rápida que já fiz. Depois de algum tempo recebi um e-mail da Expedia me perguntando a respeito do meu voo, fui bem sincera e disse que tinha sido uma droga por conta dos atrasos, sem falar que o atendimento dado à bordo pelos comissários da Air Europa deixou a desejar. A própria Expedia me encaminhou ao site da AirHelp, pois segundo eles voos que tem origem/destino a Europa se acontece atraso de mais de duas horas o passageiro tem direito a uma indenização de até 600 Euros. Eu não tinha esse conhecimento e acredito que poucas pessoas naquele voo tinham consciência das Leis de indenização de passageiros na Europa, então se não fosse o site da Expedia eu provavelmente nem "tchum". 

Entrei em contato com a AirHelp através do site https://www.airhelp.com/br/ e depois de alguns dias eles já me responderam de volta. Criei um perfil no site, eles me pediram que eu anexasse o meu passaporte e também o bilhete eletrônico na conta. Geralmente o bilhete eletrônico é algo que as pessoas não guardam, mas como faço diário de bordo, costumo guardar os meus como recordação. Dai em diante tive mais é que ter paciência pois quem fazia o contato com a cia aérea era a AirHelp e nunca eu, inclusive eles me aconselharam a não conversar com o pessoal da Air Europa (cia aérea pela qual viajei) mesmo se eles tentassem me oferecer algum benefício como parte do trecho de uma próxima viagem como cortesia. Na verdade a Air Europa nem tentou! Há uns 3 meses recebi um e-mail dizendo que a cia tinha se recusado a pagar a indenização, mas segundo a Air Europa eles iriam entrar com medidas judiciais para garantir a indenização P.s claro pois eles também tem interesse no dinheiro rs. Depois de umas semanas recebi um outro e-mail dizendo que a Air Europa tinha aceitado me pagar a indenização. Como a AirHelp me ajudou a conseguir a indenização eles ficaram com uma parcela do dinheiro cerca de 30% do valor total de 600 Euros, mas eu fiquei mega feliz, pois não esperava ganhar nada. Semana passada recebi o e-mail confirmando o valor a ser recebido. Eu poderia pagar cerca de $20,00 e ter o valor depositado na minha conta do Brasil, receber por Paypal ou ainda receber um cheque pelos correios. Optei por receber o dinheiro por Paypal e correu tudo bem. O dinheiro já foi depositado e esta história teve um final feliz :-)

Pessoal eu fiz o que fiz, mas não tinha garantia alguma de que isso daria certo e pra falar a verdade estava até meio cética se isso ia ou não funcionar, mas Europa não é Brasil, né meu bem??!! Deu certo comigo e pode dar certo com você também!!!!!!!!!!!!!

Então se você viajou pela Europa nos últimos 3 anos e teve algum problema com atraso de voo ou cancelamento, tá na hora de fazer um dinheirinho, amigo (a). Você precisa criar uma conta aqui: https://www.airhelp.com/br/ anexar passaporte e boarding pass.  

Siga as instruções e Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário