Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

A minha multa no metrô de Paris, ô vida ô céus, meu perrengue...

Neste dia como de costume tomei meu café e combinei com a Vera que iriamos para Versalhes, acho que é um passeio que não pode faltar na sua "to do list"  uma vez que você visita Paris, não fica muito próxima da Capital, tivemos que pegar uns dois metrôs e por último um ônibus para chegar lá. Versalhes foi o único castelo que visitei, e aquele lugar te faz voltar no tempo totalmente, os detalhes em "Ouro" fazem qualquer um refletir sobre a riqueza e ostentação da época, onde a monarquia era o único regime político da França, pegamos uma fila meio longa em Versalhes para comprar os tickets. Eu te aconselho a comprar o ingresso adiantado e quando comprar note que você tem mais de uma opção de ingresso, sim!  Versalhes é enorme e lá você encontra jardins (que neste dia estavam liberados para a visitação) bosques e outros lugares lindos. Me separei da Vera logo no início e combinamos de nos encontrarmos na frente do castelo às 16:30, mas não sei porque cargas d'água a Vera estava com o relógio ajustado nos padrões do horário no Brasil e isso deu uma confusão no final que vocês não acreditam


Na maioria dos museus da Europa, pra não dizer todos, os turistas tem a opção de "alugar" um aparelho de áudio que explica mais sobre as exposições dos museus. Eu decidi não "alugar" esse aparelho, salve a minha visita no campo de concentração na Alemanha e quando escrever sobre Berlim vou falar mais sobre essa experiência.
Abaixo um texto que extrai do meu diário de bordo sobre a sensação de estar naquele lugar mágico: 

"...Este lugar é um dos lugares mais bonitos que já visitei até agora, Versalhes é muito lindo mesmo, mas esse jardim wow é estupendo, o clima está muito agradável , sol com brisa, estou sentada em um banco admirando a paisagem e as pessoas...Ah se meu olhos fossem uma câmera fotográfica..."

Vista do Jardim que tive quando escrevi o texto

Neste dia tinha combinado de encontrar a minha querida amiga Jose que é casada com um francês e já mora em Paris por algum tempo para papearmos, então as 16:30 já corri para a saída, esperei...esperei e esperei a Vera, só que nada dela chegar. Saí daquele ambiente, porque precisava de free-wifi, foi quando recebi uma mensagem da Jose dizendo que ela teria algo para fazer com o esposo, então nesta hora me deu uma vontade enorme de largar a Vera lá, porque fiquei irritada de ter que ficar esperando ela todo aquele tempo, nesse meio tempo ainda cheguei a falar com a Fernanda no Whats que é a minha amiga, sobrinha da Vera e ela disse pra voltar pra dar uma olhada se ela já não estava lá, porque provavelmente a Vera não saberia voltar pro hostel do castelo, então voltei para a frente de Versalhes e quando dei por mim a Vera estava lá dizendo que estava me esperando há algum tempo, mas sabe qual foi o motivo deste desencontro? A Vera por um motivo desconhecido não queria alterar o relógio de pulso dela com o fuso dos países, então ela deve ter se confundido, enfim voltamos para Paris e calhamos na estação Ópera Garnier onde ficavam localizadas as Galerias Laffayetes, demos uma volta por lá, mas tudo era tão caro aos meus olhos que fui mesmo para olhar. Quem fazia a festa lá eram os orientais na compra de bolsas da Dolce Gabbana etc, mas como essas coisas não enchiam meus olhos eu só fiquei na minha de boa usando o free-wifi e depois fui fazer minhas compras lá na H&M uhullll aquilo sim que é loja hahaha amo demais aquele lugar. 

Ao nos dirigirmos para o metrô em direção ao hostel, por algum motivo o meu ticket não estava funcionando, então voltei ao guichê para que a moça o validasse novamente, ela o fez, só que a idiota aqui acabou saindo de dentro da área que iria em direção ao embarque e quando voltamos de novo tchamramram...adivinhem só? Fui parada por um fiscal que pediu meu bilhete. Eu usava os tickets de metrô e para o meu próprio controle os amassava e jogava no bolso para ter ideia de quais tinham sido usados e quais ainda não haviam sido usados, pois bem...como não sabia qual dos tickets tinha usado fui dando todos e parecia que nenhum satisfazia o fiscal, aí ele disse: Pague 50 Euros eu disse: não! Ele perguntou de onde eu era e respondi Brasil, aí ele quis falar em Espanhol comigo e quando me dei conta estava falando em Português, Inglês e Espanhol com o fiscal de tão nervosa que estava, ele tentou me explicar dizendo que aqueles tickets não eram bons. Gente...me senti totalmente impotente, depois de uns minutos ele baixou o valor da multa disse 33 Euros e eu bati o pé de que não iria pagar, ai ele pediu meu passaporte e foi ai que comecei a chorar de raiva e preferi pagar os 33 Euros, mesmo sem concordar com a abordagem é claro, também com a multa que estava levando. Conclui que essa é uma das formas corruptas do governo parisiense de arrecadar dinheiro dos turistas, agora te explico os motivos pelo qual você pode levar uma multa, porque o metrô mesmo não faz questão nenhuma de te informar absolutamente nada.

  1. Você deve manter o seu ticket do metrô com você o tempo todo até o final da viagem, não o danifique, caso contrário, multa!
  2. Procure comprar o ticket na própria estação de metrô para não correr risco de comprar tickets adulterados, se comprar adulterado, multa!
  3. Em Paris e nos grandes centros urbanos existem áreas e para cada área existe um tipo específico de bilhete, por exemplo se você vai para Versalhes tem que comprar um ticket diferente, mas o curioso é que se você compra o comum você consegue chegar até Versalhes. Foi o que a gente fez, mas sem intenção! Nós não sabíamos deste detalhe, mas poderíamos ter sido multadas na ida ou na volta do Chateau de Versailles, porque nossos bilhetes não nos permitiam ir tão longe!Se usar o bilhete 1 na área 5 (exemplo), multa!

Pessoas, viajantes e mochileiros essas são dicas muito importantes que vocês não veem muito as pessoas divulgando em blogs ou sites de viagem, mas são super úteis!!!Depois a Jose disse pra mim que isso é comum e que ela havia   esquecido de me  alertar,  disse até que não   deveria ter dado audiência ao oficial quando ele pediu o meu passaporte, que deveria ter ido até a polícia, mas eu realmente temi, imaginem os meses de planejamento das minhas tão sonhadas férias irem por água a baixo por causa de 33 Euros. Eu ainda disse ao homem que não tinha dinheiro, porque realmente havia ido fazer compras e deveria ter cerca de 15 Euros na Carteira e o policial disse para eu pagar com cartão de crédito e foi o que eu fiz, com dor no coração, pois não planejava utilizar o cartão de crédito na viagem por causa dos impostos e taxas.

Chegando no hostel e depois de ter chorado horrores no trajeto a Vera e eu saímos para jantar e ela até pagou a janta para mim, de certo com dó pela situação...hoje lembrando de toda essa história doida chega a ser engraçado, mas espero que você não passe algo do tipo...well...pelo menos meu perrengue não foi em qualquer lugar, né meu bem?! Foi em Paris...beijinho no ombro *o*

Fica ligadinho aí!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário